Tatuagem e Gravidez

    Uma das questões mais perguntadas aqui no Estimulanet-Tattoo, é em relação a tatuagens na gravidez.
    A futura mamãe obviamente quer o melhor para o seu neném ao mesmo tempo em que muitas vezes deseja marcar esse momento tão sublime com uma tatuagem.
    Outras dúvidas dizem respeito a deformações que podem vir a ocorrer nas tatuagens feitas na barriga, durante o crescimento da mesma no período pré-natal.
    Duvidas existem também de como esconder as marcas das cicatrizes de cesarianas com uma tatuagem.
    Será que faz mal? Será que arrebenta a cicatriz? Fica legal?

    Tentaremos responder a essas perguntas da maneira mais explicativa possível.

    Tenho uma tatuagem antiga na barriga e estou grávida:

    É bem comum mulheres fazerem tatuagens na barriga antes da gravidez.
    Gravidez é algo que nem sempre planejamos, mas podem ocorrer. Por isso uma mulher quando for fazer uma tatuagem na barriga deve levar em conta que poderá ficar grávida, e o local pode estar sujeito a estrias, principalmente se tiver algum histórico familiar de estrias.

    Normalmente as tatuagens crescem cerca de 50% durante a gravidez, depende da sua localização, podendo ocorrer um clarEamento no desenho.
    Se não houver complicações com as estrias, a tatuagem volta gradativamente ao normal.
    Se houver estrias, é necessário posteriormente fazer um retoque na tatuagem.

    A mulher tatuada, ou não, deve procurar o seu médico obstetra para que ele indique o melhor meio de se prevenir estrias. Normalmente é indicado a utilização de óleos e hidratantes.
    Essa dica é importante , pois somente seu obstetra poderá lhe indicar o produto adequado a você.

    Existe uma preocupação também em relação a tatuagens feitas nas costas , na região onde será inserida a injeção epidural.
    A tatuagem é uma parte permanente da derme, a agulha da epidural penetra a epiderme, a derme e chega a área perto da medula espinhal sem maiores dificuldades.
    É interessante consultar o hospital sobre a política deles em relação a aplicação de epidural em locais tatuados.


    Estou grávida e pretendo fazer uma tatuagem, pode?

    Em primeiro lugar, é difícil achar tatuadores que se arriscam a fazer tatuagens em mulheres grávidas. Seja por temerem um possível desmaio da futura mamãe durante a sessão, seja pela falta de informação sobre as consequências que a tinta poderia ter na formação do feto.

    Caso encontre quem se prontifique a fazer o trabalho, é necessário verificar as condições de higiene do local e do material a ser utilizado. O grande risco aqui, é com infecções graves como a Hepatite B ou mesmo HIV (AIDS).

    Deve-se evitar fazer tatuagem durante os 3 primeiros meses de gestação, pois é o período em que o feto ainda está em formação, sendo portanto seu período mais vulnerável.

    Vale lembrar que além dos riscos desconhecidos dos corantes, que muitas vezes desconhecemos, também sua procedência e composição química, uma tatuagem causa dor, e é sabido que as dores que uma mãe sente são transmitidas ao feto, causando desconforto e estresse a quem nem veio ao mundo ainda.

    Meu conselho? Espere para se tatuar após a gravidez, vaidade nenhuma justifica o risco, menos ainda o compensaria em caso de problemas futuros.


    Estou amamentando, posso fazer uma tatuagem?

    Não existem estudos conclusivos demonstrando que a tinta usada pode chegar ao leite materno. Mas há sempre os riscos de infecções causadas pela agulha utilizada.
    Aconselhamos a esperar passar esse período, mas caso não se espere, é necessária a consulta por sorologia para se certificar que a mamãe tatuada não foi contaminada por doenças transmissíveis ao bebê.

    Após o parto fiquei com estrias e cicatriz de cesariana, posso fazer tatuagem na área afetada?

    É bastante comum se fazer tatuagens para esconder estrias e cicatrizes, e na maioria das vezes o trabalho fica muito bom. Tudo depende do profissional tatuador.
    É interessante dar uma olhada no álbum de fotos do tatuador para saber se ele tem experiência nesse tipo de trabalho. Sim. Não é qualquer tatuador que está gabaritado para tatuar em cima de cicatrizes. O processo é diferente, pois a pele é mais sensível e é necessário saber regular a máquina e calibrar as agulhas de forma correta para o caso. Ser um excelente desenhista não gabarita o tatudor a fazer esse tipo de trabalho. Tem que ter experiência.

    No caso das estrias , o processo é normal, não existindo complexidades.

    É necessário esperar no mínimo 1 ano para que se faça tatuagens em cicatrizes, para se ter certeza da sua plena cicatrização.


    O blog Red Hair Tattoo, escreveu um excelente texto sobre Tatuagem de Henna na Gravidez, que vale a pena ser conferido. Clique aqui para ler o texto



    ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■





    Foto de tatuagem de rosas cobrindo estria, feita pelo Spider Tattoo Studio





    Foto de tatuagem cobrindo cicatriz de Cesariana, feita pelo Spider Tattoo Studio



    tatuagem-cobrindo-cicatriz-de-cesariana
    tatuagem-cobrindo-estrias
    tattoo de rosas cobrindo estrias by Tavares Tattoo

Post Title

Tatuagem e Gravidez


Post URL

http://mosttattoo.blogspot.com/2009/09/tatuagem-e-gravidez.html


Visit Most Popular Tattoo for Daily Updated Wedding Dresses Collection

Popular Posts

My Blog List

Blog Archive